De proscritos a privilegiados

quarta-feira, março 5th, 2014

Texto Bíblico: Lucas 2: 8 – 18.

 

de-proscritos-a-privilegiados-blog-de-linaldoEnquanto Maria dava à luz Jesus, o pequeno grupo de místicos do Oriente seguia a luz no céu, repleto de expectativas de que ela os levaria a um grande rei. Esses místicos pertenciam à escola babilônica de sábios, da qual o profeta Daniel também fez parte, e que foi fundada pelo rei Nabucodonosor. Os magos orientais achavam que encontrariam o rei na capital (Mt 2: 1), em algum palácio real, cercado pela grande celebração que geralmente marca o nascimento de alguém da realeza.

Entretanto, Jesus entrou silenciosamente no mundo, num estábulo, na periferia da pequena Belém, sem conhecimento dos ricos, dos instruídos e da elite. Mas um pequeno grupo teve conhecimento da chegada do verdadeiro herdeiro do trono de Israel: Os pastores.

Os pastores eram os proscritos¹ da sociedade daquela época, uma casta necessária mas banida. Sem eles, o templo não poderia funcionar. Embora eles cuidassem dos animais exigidos para o sacrifício ritual, os judeus os consideravam impuros demais para se colocarem entre os outros adoradores. Para um melhor entendimento, os pastores daquela época tinham a mesma recepção que um morador de rua sujo tem à porta de um condomínio de luxo.

Pois bem, enquanto os ricos e poderosos de Jerusalém formavam suas “panelinhas”, alternando entre resistir ou agradar os romanos, alegremente desinformados do importante evento que acontecia no interior, os anjos apareceram às pessoas com maior probabilidade de entender o que estava acontecendo. Se por um lado os ricos não aceitariam a idéia, por outro lado imagine de que maneira os pastores se sentiriam ao ouvir que o lugar de nascimento do seu rei era um estábulo e que seu berço era um cocho para alimentar animais. Pelo menos eles tinham um rei que compartilhava sua posição inferior, capaz de se importar com as coisas que também eram importantes para eles. Talvez esse rei valorizasse seus súditos mais que as conquistas e a aquisição de mais e mais riqueza.

Ao serem avisados pelos anjos, os pastores imediatamente abandonaram sua atividade, deixando o campo sem ninguém para cuidar das ovelhas, a fim de encontrar o rei que acabara de nascer (Lucas 2: 15 – 18). Assim que encontraram seu Salvador da maneira que os anjos haviam indicado, contaram a história mais uma vez, adicionando agora o relato de José e Maria. O texto bíblico diz que “todos os que ouviram o que os pastores diziam ficaram admirados” (Lc 2: 18).

O que me deixa cada vez mais impressionado com a multiforme graça de Deus é que quando os pastores ouviram sobre Jesus e comprovaram tudo o que foi dito pelos anjos, espontaneamente eles saíram pra compartilhar todas aquelas boas notícias, desde a história sobre anjos, quanto à busca para encontrar o Messias e a felicidade exuberante ao descobrir que seu Rei era semelhante a eles, que se importava com eles, que chegou para ficar perto deles. Diferentemente dos ricos da época que, com muita ganância, costumavam guardar quaisquer boas-novas entre eles.

Todo o contexto que envolveu o nascimento de Jesus nos traz ricas lições sobre o evangelho, tais como:

    1. O Reino de Deus promove a inclusão social – Ao contrário da separação entre as classes sociais, Jesus nasceu para dar importância a todos e governar todos do mesmo jeito. Pois “todos pecaram, e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3: 23);
    2. O Reino de Deus deve ser compartilhado – Somente os pastores entenderam o verdadeiro significado de tudo o que estava acontecendo em sua volta. Eles entenderam que as boas notícias devem ser compartilhadas com todos, em todo tempo.

Que sejamos compartilhadores do Reino de Deus, promovendo a inclusão social.

Por Linaldo Lima
(Sermão baseado nas lições extraídas do livro “Jesus, o maior de todos” / Charles R. Swindoll; Mundo Cristão, 2008 – (Série heróis da fé)).

Blog Oficial:
http://www.linaldolima.com
Facebook: http://www.facebook.com/BlogDeLinaldo
E-mails:
contato@linaldolima.com / linaldolima@gmail.com
Skype: linaldolima
Twitter: @linaldolima

¹Proscrito – 1. Que sofreu proscrição; 2. Banido, desterrado, exilado, expulso; 3. Proibido; Aquele que foi condenado a sair do seu país; desterrado, exilado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *