O que Empobrece (ou Enriquece) as Pessoas?

sexta-feira, junho 28th, 2013

“A fazenda do rico é a cidade da sua fortaleza; a destruição dos pobres é a sua pobreza” (Provérbios 10: 15).

 

rico_e_pobreTalvez você já deva ter ouvido a expressão “os pobres são pobres porque são preguiçosos”. Já disse alguém de maneira contrária que: “São pobres porque os ricos controlam o sistema”. Você já percebeu que as pessoas tendem a simplificar demais quando discutem sobre a riqueza e a pobreza? Curiosamente, ambas as pessoas podem utilizar alguns trechos do livro de Provérbios para embasar seus pontos de vista.

Entretanto, faz-se necessário uma leitura completa do livro de Provérbios para percebermos a sutileza do seu enfoque. Este livro diz que as pessoas são pobres por várias razões: por causa da preguiça ou da bebida, mas também porque os ricos os oprimem. Por sua vez, os ricos também são ricos por diversas razões: porque trabalham arduamente, porque o Senhor os abençoa, ou porque recorrem à desonestidade. Tudo vai depender do que o dinheiro pode significar na vida de uma pessoa.

A riqueza traz benefícios, inclusive amigos importantes. Mas também traz problemas e preocupações (poderíamos citar diversos exemplos). O foco da Bíblia, mais precisamente do livro de Provérbios é desafiar os ricos e poderosos a serem generosos com os pobres, uma vez que ela tem a visão clara do antagonismo das causa da pobreza e dos perigos e benefícios da riqueza.

#ABíbliaTemRespostaParaTUDO… #QueDeusNosAbençoe!

Por Linaldo Lima
Blog Oficial: http://www.linaldolima.com
Facebook: http://www.facebook.com/BlogDeLinaldo
E-mails:
contato@linaldolima.com / linaldolima@gmail.com
Skype: linaldolima
Twitter: @linaldolima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *