Vereadores de Camaragibe em “Ação”

terça-feira, março 12th, 2013

Boletim nº 01/2013 da Câmara Municipal de Camaragibe – Acompanhando as atividades dos vereadores em prol da sociedade camaragibense.

IMG_20130312_095541Esta é a primeira postagem da sessão política do nosso Blog, cujo objetivo principal é acompanhar as atividades públicas dos vereadores do município de Camaragibe-PE, bem como cobrar ações efetivas para atender aos anseios das comunidades que o elegeram, mais precisamente às comunidades de Jardim Primavera, Vale das Pedreiras e Sítio dos Macacos.

Sendo assim, nosso foco está no acompanhamento enquanto cidadão camaragibense, cobrando ações, acompanhando projetos e emitindo uma opinião crítica sobre o trabalho do legislativo de nosso município.

A primeira crítica que já podemos emitir é quanto ao horário de início das sessões públicas. Elas são agendadas começar todas as terças-feiras às 9h, porém, nunca começam no horário previsto. Hoje, por exemplo, a sessão começou com quarenta e nove minutos de atraso, uma vez que não havia quórum suficiente. Então, lá vai: A primeira atitude que cobramos de nossos vereadores é a pontualidade em seus compromissos públicos, principalmente no que tange a sessão ordinária que trata diretamente os problemas enfrentados, e suas respectivas ações, diante da pérola mais preciosa do município: Seus eleitores.

O vereador Hélio Albino (mais conhecido como Lelo) teve uma de suas ações foi citada, a qual faço questão de mencionar nesta postagem: Ele emitiu um requerimento para o secretário municipal de obras, cobrando a pavimentação e drenagem de toda a Av. Samuel MacDowell até a Rua Nova Olinda (ladeira de acesso ao Vale das Pedreiras). Então, quando a prefeitura dispuser dos recursos financeiros e começar a referida obra, saibamos que já foi fruto de uma ação do vereador que representa as comunidades acima citadas.

Já o vereador Délio Junior também emitiu uma petição para o prefeito Jorge Alexandre solicitando ações de segurança e melhorias de condições de vida dos moradores da Rua Gilberto Viegas, na parte de Jardim Primavera.

Pois bem, cabe agora que os mesmos vereadores cobrem respostas da prefeitura, bem como acompanhem a execução de suas petições.

Afora essas duas notícias, o restante da sessão foi marcada por algumas atitudes dos vereadores que merecem um destaque à parte, por apresentarem algumas incoerências. Seguem algumas:

(1) Parabenizações sem sentido às ações realizadas por secretários e pelo próprio prefeito que, ao nosso ver, ainda é muito incipiente para tantos louros. Parecia que estávamos em final de mandato, e que a prefeitura transformou Camaragibe numa “Paris Pernambucana”. Eles estão fazendo o mínimo para que a cidade volte a funcionar, uma vez que ela estava literalmente abandonada no final da última gestão;

(2) A falta de preparo de alguns vereadores que chega muitas vezes a ser gritante, comentendo “atrocidades” linguísticas em seus pronunciamentos, apresentando assuntos sem fundamentos, tentando emocionar a platéia com discursos bairristas, ambientais (sem ações), socias. O negócio é tão sério que, enquanto alguns falavam, a platéia dava gargalhadas das gafes cometidas… Puro enchimento de linguiça;

(3) A falta de oposição ao governo. Praticamente não há oposição na Câmara, muito pelo contrário, o que percebemos foi excesso de bajulação ao que o prefeito e vice estão fazendo no município, cujo governo ainda sequer completou noventa dias (hoje completa 71 dias de governo). Os da bancada de oposição ou estão em cima do muro, ou passaram para o lado do governo. Isso não é saudável, nem para a câmara, nem para a prefeitura.

(4) Carência de Projetos. A sessão foi recheada de petições e discursos sem sentidos, mas ninguém (dos vereadores) apresentou um projeto sequer para resolver os problemas do município. Falou-se da Rua Eliza Cabral, centro comercial, lixo jogado em canais, a falta de preservação da mata do privê, mas ninguém apresentou um projeto sequer. Pedir, Cobrar e Fiscalizar a prefeitura é uma obrigação dos vereadores… Apresentar projetos também.

Finalizando, gostaríamos de reforçar nossa opinião sobre a questão da carência de projetos. A questão é simples: ninguém consegue apresentar projetos sem estar preparado intelectual, social e profissionalmente para tal empreitada. Projetos não são elaborados por vereadores, mas sim por suas equipes. O grande problema é que, muitas vezes, as equipes são formadas por pessoas que “ajudaram na campanha”, mas que não têm preparo algum para dar aquele “algo mais” que o município tanto pede.

Como iremos cobrar preparo das equipes dos vereadores, se muitos deles também não são preparados para estarem investidos do cargo que estão ocupados. Talvez alguns nem saibam o tamanho da importância que eles têm para o município. Mas a culpa não é deles… É nossa!

Por Linaldo Lima
Blog Oficial: http://www.linaldolima.com
Facebook: http://www.facebook.com/BlogDeLinaldo
E-mails:
contato@linaldolima.com / linaldolima@gmail.com
Skype: linaldolima
Twitter: @linaldolima

3 thoughts on “Vereadores de Camaragibe em “Ação”

  1. Parabéns pela postagem Linaldo Lima , concordo com a sua opinião pois tem que ter Projeto em mãos , deixo os parabéns para o vereador LELO e Délio Junior pois pelo menos fizeram dois importantes Requerimentos , Tenho acompanhado e cobrado do atual governo , ajudei na campanha , tenho uma simpatia com o Prefeito Jorge Alexandre e acredito na sua capacidade e sou amigo do vice-Prefeito Bosco porém isso não quer dizer que eu me cale diante de qualquer omissão , pelo contrário sempre que converso com o mesmo o principal assunto é cobrança , mais uma vez parabéns pela postagem Linaldo , paz de cristo .

  2. Parabéns pela iniciativa. Camaragibe está crescendo e precisará de uma câmara eficiente e que auxilie no seu desenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *