05 Coisas Impossíveis para Deus

sábado, julho 25th, 2015

Texto Bíblico: Jeremias 32: 27.

coisas-impossíveis -para-deusO início do capítulo 37 apresenta um contexto no mínimo improvável. Estamos no ano 588 a.C, Jerusalém está cercada pelos babilônios e a 7 meses de sua destruição (a cidade caiu no ano 587 a.C). Nesse momento, Deus manda Jeremias comprar um campo em Anatote, sua terra natal, que lhe seria oferecida pelo seu primo Hanameel. Detalhe: Anatote já estava em poder dos babilônios e Jeremias estava preso no pátio da guarda real de Judá (Jr 32: 1 – 7). Toda essa transação parecia uma insensatez. Se as profecias de Jeremias eram entristecedoras, contudo haveria, não muito distante, um dia melhor, que já estava por trás do horizonte. A negociação de compra era o compromisso, feito por Jeremias, de que haveria um dia melhor, não muito distante.

No final do capítulo, Deus começa a revelar Seus planos futuros para Israel após os 70 anos de cativeiro na Babilônia, que culminaria com materialização, que culminaria com a volta do povo para a reconstrução da cidade, com Esdras e Neemias, bem como com a instauração da era do Reino e um só caminho espiritual para o povo de Deus.

No meio disso tudo, entre a incerteza do momento e a esperança num futuro melhor, ainda que distante, Deus faz uma pergunta ao profeta, que se torna o mote de nossa reflexão. “Haveria alguma impossível para Deus? ” (Jr 32.27). Pois bem, todos nós temos aprendido e ensinado que “nada é impossível para Deus” (Lc 1.37). Essa é a verdade cristalina, uma vez que é completamente amparada pelas Escrituras.

Entretanto, se fizermos uma análise inversa, tirando o foco das impossibilidades externas e colocando-o na essência da natureza e caráter de Deus, chegaremos à seguinte conclusão: Há coisas que são impossíveis para Deus! Enumeramos pelo menos Cinco Coisas impossíveis ao Todo-Poderoso.

Pedimos, carinhosamente, que não nos chamem de hereges sem antes ler/ouvir todas as coisas, tá! Feito o pedido, então vamos trabalhar.

É IMPOSSÍVEL QUE DEUS…

1. … Minta.
A mentira vai totalmente de encontro a essência de Deus, que é totalmente verdadeiro e fiel a tudo o que diz e faz. Vejamos alguns textos bíblicos que comprovam essa afirmativa:

a) “Ora, Eu, Yahweh, falo a verdade; Eu proclamo o que é correto” (Is 45. 19);

b) “Santifica-os pela tua verdade; a tua Palavra é a verdade” (Jo 17.17);

c) “…para que nós, que nos refugiamos no acesso à esperança proposta, sejamos grandemente encorajados por meio de duas afirmações imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta(Hb 6.18);

d) “…fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes da criação do mundo” (Tt 1.2);

e) “Deus não é o homem, para que minta” (Nm 23.19).

Portanto, é impossível que Deus minta!

2. …Não cumpra com a Sua Palavra.
Além de cumprir com a Sua Palavra, Deus também a inspeciona diariamente, não a contradiz e não a lança sem propósito.

“Como a chuva e a neve descem dos céus e não retornam para eles sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, a fim de que ela produza sementes para o semeador e pão para os que dele se alimentam, assim também acontece com a Palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas realizará toda a obra que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei” (Is 55.10,11).

“E a Palavra de Yahweh veio a mim indagando: “O que estás vendo, Jeremias?” Ao que respondi: “Vejo um ramo de amendoeira (shaked)”. Então Yahweh replicou-me: “Viste bem, porque Eu estou vigiando (shoked), a fim de que minha Palavra se cumpra!” (Jr 1.12).

Portanto, é impossível Deus falar e não cumprir.

3. …Seja agradado sem fé.
Em poucas palavras, fé é depositar confiança total e absoluta nas providências de Deus. Ela é o alicerce principal da relação entre Deus e os homens. Portanto, “sem fé é impossível agradar a Deus; portanto, para qualquer pessoa que dele se aproxima é indispensável crer que Ele é real e que recompensa todos quantos se consagram a Ele” (Hb 11.6).

Já dizia o apóstolo Tiago: “Se algum de vós tem falta de sabedoria, roga a Deus, que a todos concede liberalmente, com grande alegria. Todavia, peça-a com fé, sem qualquer sombra de dúvida, pois quem crê com reservas é semelhante à onda do mar, agitada e levada pelos ventos. Não imagine tal pessoa que assim receberá coisa alguma do Senhor” (Tg 1.5-7).

Portanto, é impossível que Deus seja agradado sem fé!

4. …Mudar.
Principalmente por ser eterno, Deus não está sujeito às variações e circunstâncias do tempo (Hb 1:12). Portanto, Ele não muda! Também por ser perfeito em sua natureza, Deus não pode mudar. Tudo o que está em constante processo de mudança, mas Deus permanece o mesmo.

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há oscilação como se vê nas nuvens inconstantes” (Tg 1.17).

“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente!” (Hb 13.8)

5. …Rejeitar alguém arrependido.
Reparemos na palavra “arrependido”, pois ela faz toda a diferença no aceite de Deus para se relacionar com os homens. Toda e qualquer pessoa arrependida é recebida com alegria pelo Deus Todo-Poderoso.

“…um coração quebrantado e arrependido jamais será desprezado por Deus!” (Sl 51.17).

“Todo aquele que o Pai me der, esse virá a mim; e o que vem a mim, de maneira alguma o excluirei” (Jo 6:37).

Para finalizar, as cinco impossibilidades para Deus são aplicáveis ao texto de Jeremias 32. Mesmo que, por merecimento, os Judeus estivessem prestes a serem levados em cativeiro para a Babilônia, seu remanescente voltaria à sua terra (70 anos depois), para cumprir os propósitos de Deus bem como ver com seus próprios olhos a redenção de Israel (Jesus). Tudo isso por que Deus não mente, não muda, cumpre Sua palavra e não rejeita o arrependido.

Que Deus continue te abençoando.

Por Linaldo Lima
Blog Oficial: http://www.linaldolima.com
Facebook: http://www.facebook.com/BlogDeLinaldo
E-mails:
contato@linaldolima.com / linaldolima@gmail.com
Skype: linaldolima
Twitter: @linaldolima

BIBLIOGRAFIAS

  1. 1. STERN, David H. Bíblia Judaica Completa, São Paulo-SP: Vida, 2010;
  2. 2. JAMES, Kim. Bíblia de Estudo Atualizada. Versão KJA. 2001-2011 v1. 2 – Disponível no aplicativo Bible Analyser 4;
  3. CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado: versículo por versículo: Isafas, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amos, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias, volume 5, São Paulo-SP: Hagnos, 2001.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *