Heróis da Fé: Escreva o SEU Nome nessa Galeria!

sábado, dezembro 15th, 2012

Texto-Base: Hebreus 12: 1 – 2.

herois-da-fe

Já iniciando nossa reflexão com “gosto de gás”, o texto bíblico apresenta a expressão “uma tão grande nuvem de testemunhas” (vs. 1), que muitas vezes é utilizada, erradamente¸ para se referir ao diabo e “seus anjos”, aos não cristãos, a nossa carne, ou a tantos outros fatores que não condizem com o que o autor da carta quis transmitir. A expressão em questão se refere às pessoas descritas no capítulo 11 da mesma carta, que também é conhecida como a famosa “galeria da fé”.

Nessa galeria, são enumerados os feitos de homens simples e falhos como nós, mas que tinha em Deus a força necessária para superar os obstáculos da vida. Sendo assim, o início do capítulo 12 é considerado como a conclusão do capítulo 11. Sua fidelidade é um constante encorajamento para nós. Eles correram a corrida e venceram, e seus testemunhos nos impulsionam a correr e vencer.

Mas o que nos chama a atenção é que o escritor diz que aqueles heróis “tendo testemunho da fé, não alcançaram a promessa (Hb 11: 39); e que foi uma “provisão de Deus a nosso respeito”, para que as suas obras fossem completadas por nós (a Igreja), “para que eles, sem nós não fossem aperfeiçoados (Hb 11:40).

Logo de cara precisamos entender que a Galeria dos Heróis da Fé ainda está aberta para que possamos escrever nossos nomes nela… Simplesmente porque as obras daqueles heróis devem ser completadas pela Igreja. Deus nos chamou para vivermos uma carreira que está proposta para nós. Isto implica dizer que aqueles heróis iniciaram a carreira da fé e atravessaram os pontos mais cruciais para que nós completássemos essa galeria.

Deus confere a sua Igreja a tarefa de continuar a carreira da fé. Somos os heróis da fé de hoje. Somos as pessoas que devem colocar o ponto final à promessa que os heróis abraçaram pela fé sem conquistar e que nós, também pela fé, alcançamos na manifestação da obra de Cristo lá no Calvário.

Agora, a carreira da fé possui algumas regras essenciais que devem ser cumpridas à risca, observando a exortação do escritor aos Hebreus, se quisermos ser bem sucedidos nessa carreira.

A questão a ser refletida é a seguinte: O que fazer para completar corretamente a carreira da fé? Como podemos dar continuidade aos feitos realizados pelos heróis da fé?

1. Aprendendo com exemplos de outros.
A vida daqueles heróis da fé são exemplos vivos para nós, tendo vencido com sucesso. Eles deixaram alguns legados essenciais para nós seguirmos e, por consequência, completar bem nossa carreira da fé. Seguem:

1.1. Preferiram sofrer como Povo de Deus (Hb 11: 24-26)

1.2. Perseveraram na Fé, independente das situações (Hb 11: 35-38). O fato de que uns foram torturados e sofreram de várias outras maneiras indica que a fé não fornece uma dispensa automática das dificuldades, julgamentos ou tragédias. Além do mais, a experiência de tais dificuldades não significa que as pessoas, suportando-as, possuem menos fé que aquelas que não estão em aflição. A mesma fé que permite que alguns escapem dos problemas permite que outros os suportem. A mesma fé que liberta alguns da morte permite que outros morram vitoriosamente. A fé não é uma ponte sobre as águas inquietas, mas um caminho através delas.

1.3. Foram Homens dos quais o mundo não era digno. A ousadia, a perseverança e a foram as marcas registradas daqueles homens que, abandonando a tudo e a todos pelo zelo da fé, foram vistos como homens extraordinários, cujo o mundo não era digno de tê-los como seus moradores.

2. Descarregar o peso.
Todo maratonista precisa, além de outros fatores, vestir uma roupa leve para ter uma maior desenvoltura na corrida e competir em condições de igualdade com seus concorrentes. A roupa leve o deixará mais flexível na corrida. Ao contrário da encorpada (ou grossa) que, além de pesar no corpo, impede um progresso maior do atleta, atrapalhando seu desempenho. Esta última acaba se tornando um embaraço para o atleta, assim como o pecado nos impede de seguir bem a carreira da fé, porque pesam sobre nós, atrapalhando nosso crescimento na vida cristã.

É interessante notar que o autor do texto é bem enfático quanto aos embaraços, nos exortando a deixar todos eles, independente do grau que damos aos mesmos. Ele não enumerou ou classificou alguns especiais, mas fez questão de dizer que todos precisam ser jogados para trás. Ou seja, precisamos DESCARREGAR todo PESO que nos atrapalha em prosseguir bem a carreira da fé.

Assim como um simples detalhe pode influenciar diretamente no desenvolvimento de um atleta numa maratona, o abandono ou não desses “embaraços e pecados que tão de perto nos rodeia” vão determinar o nosso progresso ou não na corrida da fé.

3. Paciência é fundamental.
A paciência é o principal combustível para mantermos o foco em nossa carreira de herói, simplesmente porque os resultados de nossas ações só serão alcançados em longo prazo. Paulo exortou aos filipenses dizendo que “aquele que começou a boa obra… Ele mesmo a completará” (Fp 1: 6). Muitos d heróis da fé morreram sem alcançar a promessa (Hb 11:39), mas criam no cumprimento vindouro e morreram vitoriosamente apoiados na esperança de sua fé.

Os resultados duradouros na carreira cristã nunca serão obtidos “da noite para o dia”. Sendo assim, a paciência é fundamental para que possamos persistir nessa carreira (Sl 40: 1).

4. O Alvo é Cristo (Hb 12: 2).
Assim como o maratonista não deve olhar para seus concorrentes numa maratona, mas focar no objetivo final, que é a linha de chegada, assim também nós, na carreira da fé, precisamos desviar o nosso olhar de todas as distrações e focá-los somente em Jesus, que é o autor e consumador da nossa fé.

Fazendo a mesma analogia com os maratonistas, todos eles correm para somente um cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, se tornado o vencedor da maratona. Na carreira da fé, todos os que mantiverem o seu alvo em Cristo fatalmente serão vencedores nessa corrida. Portanto, devemos olhar única e exclusivamente para o nosso alvo, que é Jesus.

Concluindo nossa reflexão, se faz necessário esclarecer que a famosa Galeria dos Heróis da Fé não está encerrada. Muito pelo contrário, ela continua aberta para que você e eu possamos escrever nossos nomes nela. Deus preparou uma carreira toda especial para nós e, anseia que observemos as exortações do texto que meditamos nesta reflexão para que a nossa carreira de herói se bem-sucedida.

Deus quer escrever a nossa história, de maneira que possamos completar a carreira dos heróis da fé, escrevendo também nossos nomes nessa famosa galeria. Vale lembrar que receberemos as “medalhas” no Céu… E pelas mãos do nosso Senhor Jesus Cristo.

Que Deus, pois, continue nos abençoando.

Por Linaldo Lima
Blog Oficial: http://www.linaldolima.com
Facebook: http://www.facebook.com/BlogDeLinaldo
E-mails:
contato@linaldolima.com / linaldolima@gmail.com
Skype: linaldolima
Twitter: @linaldolima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *