Luiz Gonzaga: do Sertão para a História!

quinta-feira, dezembro 13th, 2012

Luiz GonzagaHoje é um dia histórico para todos os pernambucanos, principalmente para a figura do sertanejo, povo que atualmente sofre com as consequências da seca em todo o Nordeste brasileiro. É um dia histórico por que seria o aniversário de 100 anos de Luiz Gonzaga, se fosse vivo (13 de Dezembro de 2012).

Recentemente tive a oportunidade de assistir ao filme “Gonzaga – De Pai para Filho”, que retrata um pouco dessa história centenária e me emocionei bastante, não pela produção em si do longa, mas pelo contexto e enredo da história, dos conflitos vividos entre Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, seu filho, pelas dificuldades da época, pela superação, enfim, pela brasilidade da história de Luiz Gonzaga que, se pararmos para analisar direitinho, veremos várias histórias semelhantes ao longo dos anos e atualmente, também.

Pois bem, não quero aqui fazer um novo relato da história de Luiz Gonzaga, porque tudo o que quisermos saber sobre ele está na História. Tudo está registrado e acessível a todos no mundo. Meu objetivo nessa postagem é trazer-nos uma reflexão sobre a seguinte questão: Qual o legado deixaríamos para a sociedade se morrêssemos hoje?

No filme do “Mestre” Gonzaga, como passou a ser chamado, vemos um homem que não só tinha virtudes, mas tinha defeitos como qualquer outro homem, enfrentava conflitos familiares como qualquer um de nós enfrentamos… Possuia uma “Lunguisse” (analogia com a arrogância do famoso “Seu Lunga”) típica de nordestino, principalmente de sertanejo… Não foi um exemplo de pai, tampouco de esposo… Enfim, Luiz Gonzaga foi um homem comum em sua essência.

Mas o que me deixa orgulhoso em dizer que também sou da terra de Luiz Gonzaga, é pelo fato de que, mesmo naquela época e numa terra sem qualquer condição de vida humana, o Mestre Gonzaga não ficou limitado ao tempo, nem às dificuldades que eram típicas daquele tempo. Seguiu atrás do seu sonho e acabou levando o sertão junto com ele, e apresentando sua história para cada canto desse Brasilzão. Ele foi um homem à frente do seu tempo, lutou pela realização de seus sonhos e, como resultado, acabou deixando um legado rico e vivo para todos nós pernambucanos.

O mundo todo sabe da história de Luiz Gonzaga. Até o Google hoje homenageia seuluiz-gonzaga-google aniversário hoje. Todo sanfoneiro que se preza toca asmúsicas de Luiz Gonzaga; toda orquestra pernambucana toca músicas do mestre Gonzaga; centenas de artistas já regravaram versões da música Asa Branca. Xote, Baião, Xaxado, Pé-de-Serra… Todos esses ritmos foram apresentados ao mundo por Luiz Gonzaga.

Neste dia tão especial, 13/12/2012, minhas felicitações ao Mestre Gonzaga se traduz em um MUITO OBRIGADO. Nós pernambucanos (principalmente os sertanejos) devemos agradecer a Deus por termos o privilégio de ter aqui na terra (e em Pernambuco) um homem como Luiz Gonzaga. De poder estufar o peito e dizer: “EU SOU DA TERRA DO MESTRE GONZAGA”. Mas isso só aconteceu, porque o Luiz lutou a vida toda para consagrar o Gonzaga. Na verdade, o Luiz morreu, mas o Gonzaga ficou marcado na história.

Usando essa analogia, finalizo essa reflexão perguntando novamente: Qual o legado deixaríamos para a sociedade se morrêssemos hoje?! Vivemos numa competição e luta diária tão grande para alcançar nossos objetivos pessoais, nossas conquistas individuais; mas esquecemos que nosso objetivo aqui nessa terra é deixar legados, fazer discípulos, fazer história, ser importante para Deus e a sociedade como um todo.

Não é preciso alguém dizer que “o mundo vai se acabar dia tal”, porque isso está acontecendo gradativamente pelo egoísmo e individualidade do ser humano. Pela pouca vontade de ajudar os outros, mais precisamente, pela indisponibilidade de “amar uns aos outros, como Cristo nos amou”. Mas, ainda há tempo pra mudar isso… E o tempo se chama HOJE!

Que possamos fazer dessa reflexão uma constante em nossas vidas, para que possamos mudar o mundo a partir de nós mesmos. E, pra não esquecer: FELIZ ANIVERSÁRIO, LUIZ GONZAGA… OBRIGADO PELO LEGADO QUE VOCÊ ME DEIXOU!

Por Linaldo Lima
Blog Oficial:
http://www.linaldolima.com
Facebook:
http://www.facebook.com/BlogDeLinaldo
E-mails:
contato@linaldolima.com / linaldolima@gmail.com
Skype: linaldolima
Twitter: @linaldolima

One thought on “Luiz Gonzaga: do Sertão para a História!

  1. Cem anos…
    É verdade! Mas, como é triste saber que o reconhecimento só veio após sua partida. Motivo para esse fato: baixo conhecimento, pouca leitura… Uma cultura tão pouco valorizada. A discografia do nosso Luiz é imensa. Boa parte dela não é de conhecimento de todos. O interessante é que a cada composição lida sentimos o sofrimento do povo sertanejo. Asa Branca é como um hino, conta de forma poética a questão do êxodo rural, da fome, pobreza…
    Concordo com você quanto ao legado que deixaremos para nossos filhos. Uma reflexão mais que necessária. Que valores ensinar, como levá-los a perceber que o mundo não gira em torno de seus umbigos… Que leitura de mundo está fazendo atualmente esses adolescentes? Por que esperar algo do futuro se, na realidade, o futuro depende do hoje. Não se espera, se constrói. Reconhecimento é algo que só conquistamos com dedicação. Isso Luiz Gonzaga mostrou. Seu objetivo foi alcançado. Mesmo que esteja parecendo um ‘modismo’, mas, ainda assim reconhecido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *