O Aborto e suas Três Abordagens

sexta-feira, novembro 23rd, 2012

Texto-Referência: 2 Crônicas 38: 3.

Dando continuidade ao nosso estudo sobre a temática do aborto, a partir desse momento discorreremos sobre as abordagens que são utilizadas sobre o tema.

Segundo GEISLER (2010), há três posições básicas acerca do aborto; todas estão centradas em torno da questão acerca da condição humana dos nascituros (ou feto). Os que acreditam que os nascituros são subumano favorecem o aborto sob demanda. Por outro lado, os que sustentam a tese de que os nascituros são plenamente humanos se posicionam contra todas as formas de aborto. Há também os que argumentam que os nascituros são seres humanos em potencial; estes favorecem o aborto em situações específicas.

A condição do nascituro é um elemento crucial para todas as abordagens aqui apresentadas, pois se o feto é puramente humano, então, a proibição de tirar uma vida humana também se aplica a eles.

aborto-nao-2
Outra questão importante é a relação entre o direito à vida e o direito à privacidade. Se a vida humana tiver prioridade sobre a privacidade pessoal, o aborto de um feto humano é injustificável, com base no direito à privacidade. Por outro lado, se o direito à privacidade da mãe tiver prioridade sobre o direito à vida do bebê, então o aborto é justificável.

Para resumir e finalizar essa parte do estudo, esboçamos abaixo uma tabela com o resumo das abordagens sobre o aborto, que foi extraída do livro Ética Cristã – Opções e Questões Contemporâneas (GEISLER, Norman L. 2010).

Três abordagens sobre o aborto

Condição do nascituro

Plenamente humano

Humano em potencial

Subumano

Aborto

Nunca

Algumas vezes

A qualquer momento

Fundamento

Santidade da vida

Surgimento da vida

Qualidade de vida

Direitos da mãe

Vida acima de privacidade

Combinação de direitos

Privacidade acima do direito à vida

No próximo estudo iniciaremos a apresentação de cada uma das abordagens, apresentando os argumentos bíblicos e sociais favoráveis e desfavoráveis sobre cada posição.

BIBLIOGRAFIA

  1. GEISLER, Norman L. Ética cristã: opções e questões contemporâneas. 2ª Ed. São Paulo, Vida Nova, 2010;
  2. ARAGUAIA, Mariana. Aborto. Artigo disponível na Internet via WWW, através da URL: http://www.brasilescola.com/biologia/aborto.htm. Acessado em 06/11/2012;
  3. ARAGUAIA, Mariana. Síndrome pós-aborto. Artigo disponível na Internet via WWW, através da URL: http://www.brasilescola.com/biologia/aborto.htm. Acessado em 06/11/2012;
  4. BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. Versão Almeida, Revista e Corrigida. 1995.

Por Linaldo Lima
Blog Oficial: http://www.linaldolima.com
Facebook: http://www.facebook.com/BlogDeLinaldo
E-mails:
contato@linaldolima.com / linaldolima@gmail.com
Skype: linaldolima
Twitter: @linaldolima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *