O Lado mais forte é o que Cede!

segunda-feira, março 25th, 2013

Refletindo sobre a queda do homem no Éden percebemos que, após esse acontecimento que manchou toda a humanidade de pecado, Deus passou a ir em busca desse homem perdido, objetivando trazê-lo de volta para os Seus braços.

Ao longo de toda a história, Deus usou patriarcas, profetas, juízes, reis, governadores e a Lei para trazer o homem de volta ao estado de comunhão consigo, mas a humanidade manchada pelo pecado resistiu insistentemente ao chamado do Criador. Mesmo assim Ele não desistiu!

Como todos sabemos, Deus teve que enviar seu filho unigênito para “se fazer maldito por nós” (Gl 3: 13) e pagar todo o nosso pecado lá na cruz. O interessante é que foi o próprio Deus quem entregou Jesus pra morrer por nós. A intenção maior de Deus era nos trazer de volta para os Seus braços, desde o princípio.

O que nos chama a atenção é que Deus não tinha mais nenhuma responsabilidade com o homem, depois que este foi expulso do Jardim, por desobediência. Mas, mesmo não tendo essa responsabilidade, Ele foi buscá-lo para si novamente. Na relação entre o forte (Deus) e o fraco (homem), o fraco foi quem pecou e desobedeceu, mas foi o forte quem cedeu e foi buscá-lo para uma reconciliação.

Que lição maravilhosa! Quantas vezes nosso próximo erra conosco, pecando de diversas formas contra nós, não é verdade?! E, por que sempre esperamos que quem errou venha nos procurar para pedir o nosso perdão e, somente após isso, ficarmos bem com ele?

perdãoMuitas vezes aproveitamos a situação em que alguém errou conosco para colocá-lo numa falsa cruz e rasgá-lo de nossa lista de irmãos e amigos, quando na verdade, a iniciativa de buscá-los para reativar a aliança deveria ser nossa, simplesmente por um detalhe: Quem errou é o fraco. Nós que fomos as vítimas, somos os Fortes.

A própria Bíblia nos ensina a tomar a iniciativa, dizendo: “Se teu irmão pecar [contra ti], vai argüi-lo entre ti e ele só… (Mateus 18: 15 – 17). Ceder para obter e liberar o perdão é uma atitude e iniciativa dos fortes. Nosso maior exemplo é o próprio Deus.

Então, não percamos a oportunidade de aproveitar uma vida de comunhão com nosso próximo, simplesmente porque estamos aguardando dele uma atitude que deve ser nossa. Saibamos que a principal evidência de que somos fortes é a disposição para viver em comunhão com nossos irmãos, indistintamente.

Reflitamos sobre essa verdade: O Lado mais forte é quem deve ceder, para fortalecer o lado mais fraco.

Que Deus continue te abençoando.

 

Por Linaldo Lima
Blog Oficial: http://www.linaldolima.com
Facebook: http://www.facebook.com/BlogDeLinaldo
E-mails:
contato@linaldolima.com / linaldolima@gmail.com
Skype: linaldolima
Twitter: @linaldolima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *