Os Figurantes do Reino de Deus

domingo, dezembro 15th, 2013

Texto Bíblico: 1 Coríntios 15: 58.

figurantes-reino-de-deusEstávamos lendo tranquilamente o livro eletrônico “Por trás dos Bastidores”, do autor Clayton Lima e, quando chegamos ao capítulo que fala sobre os figurantes, começamos a refletir sobre esses inúmeros indivíduos que, em toda e qualquer peça teatral, servem apenas para fazer “volume” nas cenas, quase não aparecem nem têm seus nomes registrados na ficha técnica. Além disso, esses figurantes não desfrutam das glórias do sucesso, mas sofrem (e muito) com o fracasso da obra.

Corroborando com a reflexão, lembramo-nos de duas amigas que participaram como figurantes, do filme “Lisbela e o Prisioneiro”. Elas nos falaram com tanto entusiasmo, mas, em nenhum momento do filme conseguimos enxergá-las em alguma cena, a não ser quando congelamos uma das cenas, aí então as veremos, só que de costas para a tela! E olha que gostamos tanto desse filme que o assistimos por 16 vezes

Feito isso, várias perguntas reflexivas vieram a nossa mente, tais quais:

a) O que há de tão importante em trabalhar tanto, para que outros recebam a glória?

b) Que valor há em se dedicar tanto ao trabalho, junto com outros companheiros, para que o executivo da empresa receba os elogios resultados do trimestre?

c) O que há de tão interessante em fazer parte do maior coral do mundo, quando toda a plateia estará atenta ao regente e solista?

d) Para quê participar de grupos como os de evangelismo, visitas, intercessão, missões, zeladoria, apoio aos congressos e seminários… Quando “ninguém” percebe, a não ser quando alguma coisa sai errado

e) Quem são os figurantes no Reino de Deus? E Qual a importância deles para essa “Peça”?

Os figurantes, no entanto, são aqueles que servem apenas como figuras representativas para qualquer enredo cenográfico (filme, peça ou novela). Geralmente eles desempenham um papel desprestigiado, mas significativo para o bom andamento do roteiro. Mas, há também quem diga que os figurantes não são muito necessários.

Pois é, do ponto de vista de Deus, todos os que fazem parte do Seu Reino são importantes, mesmo que sua participação seja mínima. Como nosso Deus é detalhista, todos têm valor para Ele, mesmo quando não chamam a atenção dos outros.

Se analisarmos cuidadosamente, a Bíblia está repleta de casos onde simples figurantes contribuíram direta ou indiretamente para grandes acontecimentos. São eles:

    1. Como o caso da escrava hebréia que mostrou o caminho da cura a Naamã (II Reis 5: 3);
    2. O do discípulo Ananias, que teve um papel fundamental na vida recém-convertido Saulo de Tarso, pois através da imposição de suas mãos, o agora apóstolo Paulo ficou cheio do Espírito Santo e foi batizado, tornando-se o maior evangelista enviado aos gentios;
    3. O do jovem rapaz que, no meio de uma multidão de cinco mil homens (sem contar mulheres e crianças) que estavam ouvindo Jesus no deserto, contribuiu com seu lanche (cinco pães e dois peixinhos) para o milagre da multiplicação dos pães e peixes;
    4. O da mulher que entrou na casa de Simão e, derramou o perfume de nardo puro sobre Jesus, ungindo o seu corpo para a sua morte;
    5. O de Simão, o Cireneu, que se tornou conhecido por ter carregado a cruz de Jesus por um determinado percurso, no momento em que o mestre se sentia cansado.

As atitudes desses figurantes, embora sejam simples, causaram grandes transformações.

Deus tem um propósito para todos aqueles que fazem (ou queiram fazer) parte do Seu Reino, independente do seu envolvimento, se de período curto ou longo, de pequenos ou grandes feitos, como protagonistas ou simples figurantes. Não importa o grau da sua participação, mas sim em contribuir para seu crescimento.

Portanto, seja qual for o nosso trabalho no Reino de Deus, ele é muito importante e causará efeito na sua vida e na de muitos, de forma direta ou indireta. Deus tem prazer em fazer de você um canal de bênçãos para os outros, mesmo que não sejas visto.

Continuemos trabalhando para o Reino de Deus, com firmeza, constância e contínua alegria, sabendo que no Senhor, o nosso trabalho não é vão.

Que Deus tenha falado ao nosso coração.

Por Linaldo Lima
Blog Oficial: http://www.linaldolima.com
Facebook: http://www.facebook.com/BlogDeLinaldo
E-mails:
contato@linaldolima.com / linaldolima@gmail.com
Skype: linaldolima
Twitter: @linaldolima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *