Jovens que Andam na LUZ!

segunda-feira, outubro 21st, 2013

Texto Bíblico: 1 João 1: 5 – 7.

jovens-cristaosA primeira carta do apostolo João foi escrita provavelmente entre os anos 85 e 90 d.C.. Ela não contém título e não foi escrita para nenhuma igreja em particular, mas foi enviada como uma carta pastoral para várias congregações de gentios. Foi também escrita para todos crentes, de todos os lugares, em todos os tempos. O propósito da carta era reafirmar a confiança dos cristãos em sua fé e refutar os falsos ensinos.

Um desses falsos ensinos estava relacionado ao comportamento do cristão. Os falsos mestres diziam que era possível, sim, estar em comunhão com Deus e mesmo assim andar em trevas. Uma vez que acreditavam que o corpo humano seria destruído de qualquer maneira, os falsos mestres aprovavam o conceito de satisfazer toda a luxúria física. Em seu protesto, o apostolo João diz que ninguém pode reivindicar ser um cristão e continuar vivendo na maldade e imoralidade da carne; não podemos amar a Deus e, ao mesmo tempo, viver em pecado.

Em meio a uma sociedade tão permissiva como essa em que vivemos, onde o certo está se tornando cada vez mais errado e vice-versa, os valores absolutos estão sendo relativizados e viver segundo a vontade de Deus está sendo cada vez mais desafiador para cristãos, em especial a juventude cristã, nosso objetivo nessa reflexão é refletir sobre algumas características que marcam os jovens que andam na luz.

Portanto, os jovens que andam na luz…

1. …Andam com Cristo (Jo 8: 12).
Andar na luz significa seguir a Cristo. No texto bíblico em questão, Jesus estava em uma parte do templo onde as ofertas eram depositadas (Jo 8: 20), onde as lâmpadas eram mantidas acesas para simbolizar a coluna de fogo que conduziu o povo de Israel pelo deserto (Êx 13: 21, 22). Neste contexto, Jesus declarou ser a luz do mundo. A coluna de fogo que representava a presença, a proteção e a direção de Deus. Jesus é quem nos traz a presença, proteção e direção de Deus. Portanto, só há uma forma de andarmos na luz: Seguindo a Cristo, que é a luz do mundo.

2. …Andam na prática Verdade (v. 5, 6).
A luz representa o que é bom, puro, verdadeiro, santo e confiável. As trevas representam o que é pecaminoso e perverso. A declaração “Deus é luz” significa que Ele é perfeitamente Santo e verdadeiro, e que só Ele pode nos tirar da escuridão do pecado.

A luz também está relacionada à verdade, pois deixa tudo visível, seja bom ou ruim. Nas trevas, o bem e o mal parecem semelhantes: na luz, podem ser claramente distinguidos. Da mesma maneira que não pode existir escuridão na presença da luz, o pecado não pode existir na presença do Deus santo.

Sendo assim, se quisermos ter um relacionamento com Deus, devemos deixar de lado o nosso modo de viver pecaminoso. Declarar que pertencemos ao Senhor e vivermos conforme a nossa própria vontade é hipocrisia.

Você sabe o significado de hipocrisia?
A palavra Hipocrisia deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis e ambos significando representar ou fingir. Significa fingir ter crenças, fingir ter virtudes e sentimentos quando na verdade não os possui. Num português mais claro, hipocrisia significa viver um padrão duplo: Fala-se uma coisa, mas vive-se outra.

Portanto, ninguém pode reivindicar ser um cristão e continuar vivendo um padrão duplo, sendo hipócrita. Não há qualquer possibilidade de um cristão viver uma vida com Cristo pautada na mentira… Somente na verdade (Jo 14: 6).

3. …Andam em Comunhão… (vs. 3, 4, 8)
… Com Deus e com seu irmão. A comunhão é a maior demonstração de que um cristão anda na luz. Ela (a comunhão) é a prova de que Cristo é o nosso Senhor, que dirige as ações da nossa vida.

Ao escrever sobre a comunhão do cristão com os outros crentes, João demonstra, pelo menos, três princípios por trás da verdadeira comunhão cristã, a saber:

    1. Nossa comunhão está baseada no testemunho da Palavra de Deus. Sem essa força, a união é impossível;
    2. É mútua, dependendo da união dos crentes; e
    3. É diariamente renovada através do Espírito Santo.

A verdadeira comunhão combina a interação social e espiritual e se torna possível somente através de um relacionamento vivo com Cristo.

Que Deus tenha falado ao teu coração.

Por Linaldo Lima
Blog Oficial: http://www.linaldolima.com
Facebook: http://www.facebook.com/BlogDeLinaldo
E-mails:
contato@linaldolima.com / linaldolima@gmail.com
Skype: linaldolima
Twitter: @linaldolima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *